sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Liderança Motivacional: extraindo o melhor de cada profissional





Liderança Motivacional: extraindo o melhor de cada profissional

Possui vivência na elaboração de planos voltados à aprendizagemorganizacional, auxiliando as empresas a obter vantagens competitivas nagestão de pessoas, além de atuar em projetos relacionados à fusão deculturas, filosofia de times, gestão de negócios e alavancagem daperformance através das competências pessoais e organizacionais.Administrador de Empresas, Psicólogo Organizacional e Mestre emAdministração de Empresas, tendo atuado em companhias nacionais emultinacionais de diversos portes e segmentos, atua como consultorindependente.

As habilidades para lidar com pessoas merecem mais atenção do quenormalmente recebem em discussões sobre liderança. Num mundo cujo principalatributo é a comunicação, o que se ganha com a liderança pela força? Maisfácil é listar o que se perde: inovação, produtividade, desenvolvimento dehabilidades, competências e muito mais, no começo da lista de prejuízos.Tudo isso em função de se desconhecer como lidar com o ser humano.

A necessidade dos gestores desenvolverem novas habilidades e atitudes comrelação ao acompanhamento e orientação de suas equipes é fundamental para acondução das pessoas, que hoje esperam uma nova postura de seus líderes, jáque os requisitos exigidos para o desempenho das atividades nas empresasmodernas também mudaram.

Como desenvolver a liderança e fazer com que as pessoas possam realmenteliderar com mais eficiência, respeitando os valores humanos e tambémbuscando, a princípio, equacionar o ponto de encontro entre o desafio deliderar, de motivar versus a obtenção dos resultados organizacionais?

Por meio da liderança motivacional, um termo que vem sendo amplamenteestudado e aplicado nas mais diversas organizações. Entretanto, para sechegar à essência do termo, se faz necessário revisitar alguns conceitossobre dominância cerebral e liderança, que são a base do modelo.

Dominância Cerebral

Dominância Cerebral Ned Herrmann vem pesquisando há mais de 30 anos as habilidades de homens emulheres, e suas relações com a dominância cerebral. Em seus estudos,concluiu que o equilíbrio das energias racional e emocional é altamentecontributivo para a execução das tarefas profissionais e pessoais. Eledividiu o cérebro não apenas em lado esquerdo e lado direito, mas tambémestudou o efeito da dominância superior e inferior. Com isto, surgiram quatro estilos de dominância cerebral. Esses estiloscaracterizam nossos impulsos e habilidades para atividades do dia-a-dia,influenciando nossa criatividade, energia emocional, trabalho em equipe,iniciativa e desempenho nas negociações.


Para Herrmann, a utilização dos quatro quadrantes deve ser a maisequilibrada possível, mas ele reconhece em seus estudos, que isto édifícil. A energia racional está na interação dos quadrantes lado esquerdo,e nossa energia emocional está representada pelos quadrantes lado direito.




  • Analítico - A - ANALISA os fatos - trata-os de forma lógica e racional.

  • Experimental - E - VISUALIZA os "fatos" - trata-os de forma intuitiva eholística.

  • Controlador - C - ORGANIZA os fatos - trata os detalhes de forma realista ecronológica.

  • Relacional - R - SENTE os "fatos" - trata-os de forma expressiva einterpessoal.



  1. Características do analítico - Analisa, quantifica, é lógico, é crítico, é realista, gosta de números,entende de dinheiro, sabe como as coisas funcionam.

  2. Características do controlador - Toma providências, estabelece procedimentos, faz acontecer, é confiável,organiza, é arrumado, é pontual, planeja.

  3. Características do relacional - É curioso, brinca, é sensível com os outros, gosta de ensinar, toca muitoas pessoas, gosta de apoiar, é expressivo, é emocional, fala muito.

  4. Características do experimental - Sintetiza, adivinha, imagina, especula, corre riscos, é impetuoso, quebraregras, gosta de surpresas.


Liderança Situacional

Parte do princípio de que não existe um único estilo ou característica deliderança válida para toda e qualquer situação, a fim de que se alcance aeficácia dos subordinados. Para um mesmo subordinado, o líder pode assumir diferentes padrões deliderança, que passam do controle total até a delegação de poderes, dentrodos limites da organização. Em situações em que o funcionário apresentaeficiência, o gestor pode dar-lhe liberdade nas decisões, mas se osubordinado apresenta erros seguidos, o líder pode impor-lhe maiorautoridade pessoal e menor liberdade de trabalho.


O modelo de liderança situacional não concentra a atenção exclusivamente nafigura do líder para o fenômeno da liderança. Alerta que ela é uma relaçãoentre líderes e liderados. Por meio deste conceito, os gestores desenvolvemhabilidades básicas e o conhecimento necessário para compreender, predizere influenciar o comportamento dos outros.

A utilização deste modelo baseia-se em duas variáveis: comportamentodiretivo (com ênfase na tarefa) e comportamento de apoio (com ênfase nasrelações). Na verdade, comportamento seria o estilo de liderança adotadopelo líder dentro de cada situação de trabalho, para influenciar seu liderado.
Comportamento diretivo (ênfase na tarefa): caracterizado por umacomunicação unidirecional, através da explicação exata e detalhada do papela ser desempenhado pelo subordinado, orientação clara do que fazer, comofazer, onde fazer e quando fazer e supervisão atenta do desempenho do liderado.
Comportamento de apoio (ênfase nas relações): caracterizado por umacomunicação bidirecional, por escutar, dar apoio e estímulo, facilitar ainteração e fazer o subordinado participar da tomada de decisões.

Modelo de Liderança Motivacional

Por que unir os modelos de dominância cerebral e liderança situacional? Umlíder adota o estilo de liderança ideal quando consegue perceber em quenível de maturidade - motivação de realização, disposição e capacidade paraaceitar responsabilidades, educação e experiência - determinado subordinadoencontra-se em relação à tarefa a ser desempenhada. Contudo, entendemosque, nos tempos em que a mudança é uma constante nas organizações, econsequentemente, na vida das pessoas, o líder precisa ser dinâmico eflexível, avaliando continuamente seus subordinados e alterando seu estilode liderança.

Como o líder faz isso?

Adotando o estilo de liderança mais adequado a cada situação (liderança situacional) combinado com a forma de como ele vai interagir com osubordinado em termos de comunicação (dominância cerebral).

A partir do momento em que o líder consegue perceber os diferentescomportamentos dos membros da equipe, potencializa sua performance emliderança e motivação de pessoas, obtendo ganhos não apenas na forma deliderar bem como no relacionamento interpessoal.

Desbloquear a sinergia potencial que as pessoas trazem à organização ecanalizar a energia liberada, ao mesmo tempo em que toma cuidado para queela não venha a ser estancada ou mesmo perdida por frustrações edesenganos, é atributo dos líderes.

Por Alberto Pirró Ruggiero

Postado por Rogerio dos S Vianna Galli
Blog: http://www.administradoresuberlandia.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Liderança Situacional hoje é tema de diversos processos de seleção. Esta informação é valiosa.

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