quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Dicas para conduzir uma entrevista de recrutamento.


Algumas dicas para conduzir uma entrevista de recrutamento.


RECRUTADOR


Prepare-se antecipadamente, lendo o dossier (do candidato)e outros materiais adicionais(fornecidos pelo mesmo) . Utilize locais bem iluminados(de pref.luz natural), dependedo o caso até pode ser conduzida num local agradável como uma cafeteria. Tempo médio da entrevista : 45 minutos.


1) No início da entrevista, após apresentações, tente levar os primeiros 5 minutos num assunto geral . Encaminhe a conversa falando sobre o tempo(chuva, sol, calor) , assuntos esportivos e mesmo televisivos, acontecimentos recentes e POSITIVOS da cidade , do país, coisas LEVES. Isto irá ACALMAR o candidato.


2) Agora (um pouco mais calmo) é hora do candidato falar de sua "história passada". Contar o que fez, como fez e, caso seja possível encaixar , colocar a pergunta : Como vc faria tal tarefa novamente? Preste atenção : algumas pessoas são "melhores" em entrevistas do que na execução das tarefas requeridas pelo cargo.


3) Chegou a hora da pergunta : Porquê do seu interêsse nesta vaga ? quais as motivações na vaga(e na empresa) ? Perguntas como : a) Se vc tivesse que MOTIVAR algum colega ou amigo para esta vaga, como vc procederia ? b) Como esta vaga se encaixa em sua carreira ?


4) Hora de dar uma aliviada e da pergunta SURPRESA . Teste o candidato numa situação inédita. Vc pode até perguntar : "Vc acha que existe vida em outros planetas?"


5) Chegou o momento de conhecer como o candidato comporta-se com situações de "tomada de decisão" e também situações em que seja necessário "julgamento". Pode perguntar coisas como : "Como vc vê(ou gerenciaria, conduziria, aconselharia) um funcionário que faz direito as coisas mas vc sabe que ele pode fazer melhor?"


6) Agora é hora de ver se o candidato "fecha" com os valores e a missão da empresa. Perguntas tais como : "O que (nesta vaga) manteria vc trabalhando motivado , além do que constará em seu contracheque?"


7) Final da entrevista, hora de perguntar ao candidato : "mais alguma questão ou dúvida?" . Mas , antes dela ,vc(o entrevistador) pode questionar o candidato : o que vc acha de nosso tal produto? Que achou de nossa mais nova campanha?


Tente ajustar as DICAS acima aos requisitos da SUA vaga e "ajustar o tempo" conforme sua disponibilidade . Este post foi baseado(em alguns pontos , adaptado) em : The 7 Interview Questions You Must Ask disponível em : http://www.bnet.com/2403-13056_23-52952.html


Boa entrevista : Rogério Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário